Wednesday, February 14, 2007

E-mail: BAXI

Mandei este e-mail esta semana, mas muitos não devem ter recebido pois as fotos estavam muito pesadas. Deixo arquivado no blog também, com algumas das fotos.


BAXI
ExibirTerça-feira, 13 de Fevereiro de 2007 23:33:18


Fala galerinha,
Finalmente tomei vergonha na cara e envio notícias...após exatamente um mês de China!!! É incrível como o tempo tem passado rápido! No começo foi tudo uma correria violenta para arrumar um pouco a nova casa e nova vida. Problemas tão simples do dia-a-dia ficam monstruosos quando é impossível se comunicar! Gastamos um tempo considerável tbm para nos equipar para o frio. Nunca tinha passado um frio parecido com isto aqui, tem um corredor de vento Sibéria-China que gela tudo, absurdo!!! Agora estamos já bem instalados, a casa começa a ter cara de lar, e já estamos entendendo como funciona a cidade... apesar de tudo ainda ser muita novidade.

Todo canto que olhamos é uma construção nova, arranha-céus crescendo numa velocidade enorme (final do ano fica pronto o maior prédio do mundo!). Bem da nossa janela pudemos acompanhar a contrução do novo clube do nosso condomínio (musculação, quadra de tenis, etc.). "Novo" pq já tem um!! Um dia contei 45 operários trabalhando ao mesmo tempo. 22h e ainda continuavam uns 20. Ficou pronto em um mês!


Vista de Pudong, Oriental Pearl TV Tower e Jin Mao Tower (prédio mais alto da Ásia e terceiro mais alto do mundo).

O idioma é mesmo a grande barreira e talvez o fator mais estressante. Não conseguir falar sequer ao taxista onde queremos ir é bastante frustrante! Voltar para casa é tranquilo, no começo era só mostrar o cartãozinho com nosso endereço ao tiozinho, e agora até já sabemos falar! Que evolução!!! O problema é sair de casa, pois não temos o endereço de nada. E, quando temos o endereço, ele não está escrito em caracteres chineses, ou seja, não serve pra nada!!! Mas vivendo e aprendendo. Hoje disse ao taxista o endereço de onde queria ir, e ainda o número, e ele me entendeu!!! Oohhh... Fora isso, o metrô é perto de casa e também da VCP, tranquilo.



No geral estamos aproveitando muito, principalmente as compras. Cada dia é uma aventura, no supermercado, no restaurante... "salões de cabeleireiro" no meio da calçada, tiozão escarrando quase no nosso pé todo dia, sendo perseguidos por vendedores de DVD, "shoes", Roooleeexx, bags, e infinitas cositas más. As negociações de preço então, hilário... o desconto aqui no final é de 80% pra mais! Se foi menos, foi mal negócio. E se perguntar o preço, nem que seja só de curiosidade, espere ser perseguido por pelo menos uns 2 quarteirões. "GOODA PRICE, GOODA PRICE" é o refrão! Falando em preço, Shanghai definitivamente não é uma cidade barata. Tudo o que é internacional (roupas, restaurantes, eletrônicos, etc.), é mais caro. Cerveja (long-neck) e refri em qquer restaurante é R$ 10 pra cima... !!! Padrão europeu! Em compensação, tudo que é padrão chinês (leia-se: pirata), é barato, muito barato... Definitivamente, a arte da pirataria foi inventada aqui.



Em relação à comida, já encontramos tudo que gostamos. Não sem antes ter comprado ketchup doce, maionese de abacaxi (!!!), bolachas de café... No supermercado tem desde focinhos de porco, ovos podres, tartatugas vivas, até todo tipo de produto importado (caaaro). Ainda não nos arriscamos a ir sozinhos a restaurantes chineses, mas quando fomos com amigos chineses, foi excelente! Hoje almocei com uns 10 chineses (bebendo cerveja quente, fumando, uma beleza), mas a comida muito boa. Como no Brasil, continuamos nos divertindo muito na cozinha e comendo muito em casa...só faltam os amigos pro almoção ou churrascão de domingo!!! Até a cerveja é boa: Tsingtao.


Há duas semanas começamos nossas aulas de mandarim. Resumindo: insanidade total. Mas em dois anos voltaremos falando (promessa pessoal). Ler e escrever? Huumm, sem chances.

Bom, duvido que alguém ainda esteja com saco pra continuar lendo, empolguei e escrevi demais. Pra quem tiver alguma curiosidade sobre a cultura chinesa e nossas aventuras por aqui, montamos um blog e já escrevemos algumas poucas vezes e colocamos umas fotos:
www.cachorronachapa.blogspot.com.

No próximo fds comemoramos aqui o Ano Novo Chinês, e no dia 18 começa o Ano do Porco! E na sequência, uma semana inteira de feriado! Pra quem pensou que não teríamos Carnaval hein? Shanghai está um verdadeiro xiqueiro, tem porco vermelho espalhado pra tudo que é lado aqui! Como chegamos aqui já meio em cima da hora, todas as passagens e pacotes de viagens para fora da China já estavam ou esgotados ou uma facada. Mas as opções eram tentadoras: Bali, Vietnam, Tailândia... Acabamos encontrando passagens para Xi'an, a terra dos Guerreiros de Terracota. A cidade deve ser fantástica, tanto por ser no interiorzão e portanto ter mais "cara" de China (o povo lá não deve cuspir, deve cagar na rua), como também por ter sido durante milênios a capital da China e ter muitísima história! Veremos. Falando em milênios, o Museu de Shanghai merece um e-mail dedicado só a ele! Impressionante.


















Muitos abraços.
Saudades,
Murillo

1 comment:

Marcio Costa said...

Agora só faltou a foto do tradicional "Cachorro na chapa". Já estou imaginando algo como aqueles sanduíches de mortadela do mercadão de sampa.
Some nããããoooo....