Tuesday, February 26, 2008

Meu Brasil Brasileiro

"Morar nos Estados Unidos é bom, mas é uma merda. Morar no Brasil é uma merda, mas é bom." Tom Jobim, genial.


Enfim, as merecidas férias no verão do nosso Brasil! Em 2007 viajamos bastante pela Ásia, nos divertimos muito, mas que saudades do Brasil. Viajar é bom, sim, maravilhoso, mas o que poucos sabem é que essas viagens se tornam praticamente uma questão de sobrevivência aqui, de sanidade mental. Ao chegar na China ouvíamos de muitas pessoas que "depois de 3 ou 4 meses na China, você precisa viajar para fora do país por um tempo..." Parecia um grande exagero, mas depois de alguns meses foi impossível não concordar. Morar na China cansa.


No caminho para o Brasil, aproveitando a conexão na Europa, ainda fiquei uma semana na Bélgica enquanto a Cá aproveitou para visitar a Cintia & Bernardo em Lisboa.
Passamos ainda uma semana viajando pelo leste europeu – Hungria, Áustria e República Tcheca. Apesar da friaca, aproveitamos muito, uma delícia! Nem mesmo o Flavião morando na Hungria conseguiu estragar nossas férias...

Os dias no Brasil foram fantásticos, apesar de terem passado rápido demais. Rever a família, os amigos, tomar um genuíno Guaraná Antarctica, comer o rango da D. Lúcia (maravilhoso), churrasco até não poder mais com os amigos (literalmente, já que passei o Reveillon com febre depois de tanto churrasco e cerveja). E quanto sossego. Depois de um ano em meio a 1,3 bilhão de chineses (empurra, cospe, grita, buzina), era impensável passar o Reveillon na praia (trânsito, filas quilométricas, buzinas), e fomos nos esconder em Sto Antônio do Pinhal. Pensando bem, o motivo da febre pode ter sido o ar, puro demais. Meu pulmão não estava mais acostumado.

A impressão do Brasil não poderia ser melhor. Voltamos muito animados ao ver tantas construções e novos condomínios, carros novos e modernos na rua, as pessoas muito bem (shopping na véspera de Natal parecia shopping da China no final de semana!). Será que o Brasil agora vai? Quem sabe ano que vem um santo assume a presidência e resolve a roubalheira?

Como tudo que é bom dura pouco, aqui estamos nós novamente: Shanghai city!
Que venha o Ano do Rato!!!

No comments: